SUSTAINABLE

Frozen Foods

O projeto Sustainable Ice Cream Challenge, promovido pela Unilever Internacional, surgiu com o objetivo de melhorar questões associadas à conservação de gelados, de forma a reduzir o consumo energético e a emissão de toneladas de CO₂ para a atmosfera.

O projeto Sustainable Ice Cream consistiu no desenvolvimento de um gelado com uma temperatura de derretimento muito superior à dos atuais gelados permitindo assim a sua conservação a temperaturas menos negativas, neste caso, a cerca de -5 ºC. Atualmente, para que este tipo de produtos seja capaz de manter as suas propriedades organoléticas, físico-químicas e de textura, de acordo com o padrão aceite pelos consumidores, as suas temperaturas de conservação têm de se manter entre os -18 e -20 ºC. Este projeto possibilita assim uma redução em 75% do CO₂ que seria libertado decorrente da energia necessária para a refrigeração de gelados.

Este valor representa cerca de 0,75 milhões de toneladas de CO₂ que não serão emitidas ao mesmo tempo que se mantêm todas as características que gostamos de saborear num gelado, mas a temperaturas de conversação superiores.

Projetos mais recentes

Sanitec

Revestimento com propriedades antibacterianas e hidrofóbicas...